segunda-feira, julho 14

Que música é essa?

É bem legal quando, ao assistir um filme, você ouve uma música conhecida ao fundo como trilha sonora. Às vezes isso até te empolga a prestar mais atenção ou ajudar a transformá-lo em seu filme preferido.
Mas aí quando você menos espera, no lugar e na hora mais improvável, eis que surge de fundo aquela batida tão conhecida sua. De repente, no meio de uma reportagem sobre carros semi-espacias, aquela melodia e aquela letra que você sabe de cor. Então a história toda muda, porque você não fica feliz, mas fica chocado e confuso. Como pode tocar algo tão incomum para os padrões atuais nos lugares mais comuns?

Ultimamente eu tenho tido vários desses sustos.
Começou com Strokes como tema de várias reportagens do Auto Esporte. Tudo bem que não foi tão estranho, e eu achei que esse seria apenas um caso isolado; aí evolouiu para algumas matérias do Fantástico (com vários artistas que eu jamais imaginei que a Globo sequer conhecesse); chegando até a novela das oito que passa às nove com Yesterday ao fundo de alguma cena (!!!).
Foi uma coisa assim meio chocante, de chegar a perguntar perplexa "eu estou ficando louca ou tá tocando Yesterday na novela?". Ou um outro dia, em que eu estava aqui no PC, de costas para a TV e de repente ouço All My Loving no Big Brother (!!!!!!). E ainda ontem, acho que durante o Faustão, toca Ob-la-di Ob-la-da.

Dia desses, entro por acaso num desses blogs indies cheios de download, e me deparo com esse marcador, que trata examente disso. Tá que ele se preocupa mais em ver que tal banda desconhecida tá aparecendo nos lugares populares, mas não deixa de ser um grande susto ouvir músicas dos Beatles na Rede Globo. E tá também que sempre foram as regravações do filme Across the Universe, mas ainda assim...

Aí eu me pergunto se esse seria o momento de nos descabelarmos e pensar "como pode tocar X-Banda-Super-Foda no mesmo programa que toca o Funk-Grotesco-do-Rio?" ou ponderar sobre o assunto e achar que isso é uma recuperação musical da população, onde aos poucos, a música ruim (pra não dizer coisa pior) é substuída por outra melhor.